Categoria de Pesquisa: Pesquisa Aplicada
Palavras-Chave: Biodiesel, Grupos geradores de energia elétrica, Motores de combustão interna.
Custo Total:R$ 758.716,28
Ano de Início: 2006
Pesquisa em Energia renovável
Objetivos
Objetivo principal:
- Determinação da composição ótima de diferentes ésteres de óleos vegetais utilizados como combustível para operação de grupos-geradores, do ponto de vista técnico e econômico.
Para consecução do objetivo principal serão buscados os seguintes objetivos secundários:
- instalar e operar um grupo gerador de energia elétrica, operando com diferentes misturas de diferentes ésteres de óleos vegetais;
- avaliar o desempenho mecânico do motor e o nível de emissões de gases poluentes, material particulado e ruído, na sua operação com diferentes misturas de diferentes ésteres de óleos vegetais;
- avaliar a confiabilidade e durabilidade do grupo gerador, nas diferentes situações de operação (temperaturas, cargas, tipos e concentrações de biodiesel), tomando especial cuidado na avaliação dos componentes do motor (sistema de injeção, filtros, etc.);
- avaliar o desempenho mecânico e elétrico do grupo gerador, operando com diferentes misturas de diferentes ésteres
de óleos vegetais.
Justificativa
Constata-se atualmente um grande interesse na expansão do uso de ésteres de óleos vegetais (biodiesel), em
substituição parcial ou total do óleo diesel comum de origem fóssil, no âmbito da geração de energia elétrica e, principalmente, no setor do transporte.
Pelo fato do maior interesse no uso do biodiesel se dar no setor do transporte, os estudos já realizados, referentes ao uso de biodiesel em motores de combustão interna, em quase todos os casos, são relativos à aplicação veicular. Em aplicações onde o biodiesel é usado como combustível em motores de grupos geradores, pouco se tem estudado. E exatamente em regiões onde o atendimento via rede de distribuição é precária, face ao isolamento e densidade populacional, é que o biodiesel se apresenta como alternativa viável ao óleo diesel. Comunidades isoladas do norte e Constata-se atualmente um grande interesse na expansão do uso de ésteres de óleos vegetais (biodiesel), em substituição parcial ou total do óleo diesel comum de origem fóssil, no âmbito da geração de energia elétrica e, principalmente, no setor do transporte. Pelo fato do maior interesse no uso do biodiesel se dar no setor do transporte, os estudos já realizados, referentes ao uso de biodiesel em motores de combustão interna, em quase todos os casos, são relativos à aplicação veicular. Em aplicações onde o biodiesel é usado como combustível em motores de grupos geradores, pouco se tem estudado.
Bibliografia
Morita. K.R. "O Processo da Combustão em Motores Operando com Biodiesel" . Workshop "Avaliação da Combustão de Biodiesel e de Misturas Biodiesel/Diesel em Grupos Geradores". Rede Interdisciplinar de Biocombustíveis para a Produção de Energia - BIOENERG, LACTEC, Curitiba PR Abril 2005.
NBR ISO 1585, "Veículos Rodoviários - Código de Ensaio de Motores - Potência Líquida Efetiva". Junho 1996.
NBR 14489, " Motor diesel - Análise e determinação dos gases e do material particulado emitidos por motores do ciclo diesel - Ciclo de 13 pontos ". Abril 2000.
SIMPÓSIO BIODIESEL LADETEL / PSA Peugeot-Citroën. Memorial JK - Brasília - DF- Brasil. Setembro 2004:
Apresentação dos resultados de ensaios de veículos usando biodiesel. Clay, J. Sampaio, P.T.B, Clement, C. 2000. Biodiversidade Amazônica: Exemplos e Estratégias de Utilização. INPA/SEBRAE. 409p.
Morita. K.R. "Ensaios de emissões de poluentes gasosos e ruído em veículos automotores" . Curso de Formação de Técnicos em Inspeção Veicular do SENAI, Curitiba PR, 2002.
Morita. K.R. "Introdução aos Motores de Combustão Interna" . Programa Brasileiro de Formação em Motores e Combustíveis, Curitiba PR, 2002.
"Eletrobrás anuncia Projeto de Bioeletricidade em Manaus". Comunicado da Assessoria de Comunicação Social do MME, de 26/06/2003, disponível em http://www.mme.gov.br/site/news. "Governo autoriza uso comercial do biodiesel". Comunicado da Assessoria de Comunicação Social do MME, de 06/12/2004, disponível em http://www.mme.gov.br/site/news. Biodiesel Emissions Database, USEPA, http://www.epa.gov/otaq/models/biodsl.htm Dezembro 2001.
Metodologia
O projeto se compõe de duas fases de trabalho: A primeira se refere ao estudo das diferentes opções existentes de ésteres de óleos vegetais - vegetal de origem e rota de transterificação - que podem ser utilizadas como combustível em motores ciclo diesel em grupos geradores.
Nesta fase serão avaliadas as opções, de acordo com critérios técnicos, econômicos e operacionais. Avaliando tecnicamente, é extremamente relevante a origem e portanto a característica do éster a ser utilizado no grupo gerador, pois elas determinam a quantidade e qualidade das emissões de poluentes, além de determinar o desempenho do motor e características de durabilidade e confiabilidade do motor e componentes. Os estudos existentes não são suficientemente abrangentes, e fazem menção a uma única fonte de éster (soja, palma, mamona), ou a poucas variantes de concentração éster-diesel. Esta avaliação técnica engloba a caracterização fisico-química das opções de misturas.
Nesta mesma fase, como primeira etapa de trabalho, se fará também o levantamento do estado da arte, através de extensa pesquisa bibliográfica. Na ocasião da caracterização das proporções de éster e diesel nas misturas a serem utilizadas nos ensaios, se definirá a metodologia de mistura e armazenamento do biodiesel, além da definição das proporções de mistura que melhor atendem a aplicação estudada.
Antes da tarefa de caracterização físico-química do éster de óleo vegetal a ser utilizado, se definirá a metodologia de avaliação fisico-química do biodiesel e de equipamentos e instalações a se utilizar nas análises.
Ainda nesta primeira fase, ocorrerá a etapa de trabalho de caracterização do tipo de motor a ser ensaiado, usando os ésteres como combustível. Nesta tarefa se definirá o melhor motor para a aplicação, avaliando-se alternativas do mercado e a viabilidade de execução de ensaios com o motor. Será estudado o fornecimento de agregados e a montagem do motor na bancada de ensaio. Esta tarefa também se apresenta como extremamente importante ao projeto, pois as opções em termos de diferentes tecnologias de motores existentes hoje, no mercado brasileiro, são várias, e cada tipo de tecnologia responde de forma diferente ao uso do biodiesel (desempenho, durabilidade e emissões). Este tipo de avaliação técnica não é comum na avaliação atual em estudos com biodiesel no Brasil.
Na segunda fase do projeto, serão executados os ensaios em bancada dinamométrica e com o grupo gerador. Haverá portanto, inicialmente, a definição e compra de grupo-gerador a ser utilizado em ensaios: Definição do melhor grupo-gerador para a aplicação, com um estudo de alternativas do mercado e o estudo de viabilidade de execução de ensaios com o grupo-gerador (qual carga a abastecer com o grupo gerador). O estudo incluirá a análise de fornecimento de agregados e equipamentos auxiliares.
Após estas tarefas, haverá a definição dos programas de ensaios em bancada de ensaio de motores: definição dos programas de ensaio em bancada de motor, dos parâmetros a considerar (desempenho, emissões de poluentes, durabilidade), e uma definição dos sistemas de medição a utilizar e grandezas a medir. O mesmo ocorrerá, depois, com os ensaios em grupo gerador: definição dos programas de ensaios em grupo-gerador, do tipo de carga e da potência da carga. Serão avaliados os parâmetros a considerar (desempenho, emissões de poluentes, durabilidade, parâmetros de qualidade de energia gerada), com definição dos sistemas de medição a utilizar e grandezas a medir. Durante a realização de ensaios em bancada de ensaio de motor, se executarão os programas de ensaio em bancada de motor conforme planejado, com o monitoramento e apontamento de eventos relevantes. O mesmo ocorrerá durante a realização de ensaios em grupo-gerador. Ao final desta fase, e portanto do projeto, haverá a avaliação dos resultados de ensaios, baseada nos resultados dos programas de ensaio. Todas as informações coletadas farão parte do relatório final do projeto.
Pesquisas Correlatas
O LACTEC, através de seu Laboratório de Emissões Veiculares - LEME, é considerado hoje uma referência nacional em termos de ensaios de motores utilizando combustíveis alternativos. Desde o início de seus trabalhos em 1999, vários programas de ensaios de motores foram executados, utilizando-se GNV para ciclo Otto e para ciclo Diesel, misturas álcool-diesel, gasool com concentrações variáveis (projetos de engenharia bi-combustível ou flex-fuel para montadoras), etanol puro, e biodiesel de origem e concentrações diversas. Como exemplo, importantes instituições e empresas do Brasil e exterior, que são clientes do LACTEC demandando serviços com biodiesel: USP Ladetel, Peugeot-Citroën da França, Tecpar, Robert Bosch. Outras empresas, como a Maquigeral, Petrobrás e Woodward, participam de projetos com combustíveis alternativos, que tem a parte experimental executada em bancos de prova do LACTEC / LEME.
fonte: Formulário de Projeto ANEEL