sexta-feira, 31 de julho de 2015

Avaliação de gramíneas de porte rasteiro para estabelecimento de talude a montante e jusante no lago da Hidrelétrica de Samuel - Candeias do Jamari - RO

Duração:26 meses

Categoria de Pesquisa:Pesquisa Básica Dirigida

Palavras-Chave: Gramíneas, Uso e manejo de solo, Resistência Cobertura do solo.

Custo Total:R$ 221.380,00

Ano de Início: 2005

Áreas de Conhecimento: Fitotecnia, Ciência do Solo.

OBJETIVOS
GERAL: Indicar uma espécie de gramínea tolerante às condições ambientais locais para ser utilizada na proteção de taludes a montante e jusante na Usina Hidrelétrica de Samuel em Rondônia.
ESPECÍFICOS:
Avaliar qualitativamente e quantitativamente a produção de massa aérea de cada gramínea Avaliar o período de manutenção de máxima cobertura dos taludes.
Identificar a gramínea com menor susceptibilidade à invasoras, déficit hídrico e temperaturas mais elevadas.

Justificativa
A susceptibilidade atual da vegetação dos taludes da Hidrelétrica de Samuel à plantas invasoras, associadas a pouca tolerância a períodos de temperaturas mais elevadas gerou preocupação, haja vista ser essa vegetação responsável pela manutenção dos taludes. Atualmente, uma planta conhecida vulgarmente como "lastre", tem se propagado de forma assustadora nas áreas, em virtude da disseminação das sementes ocorrer através das fezes de pássaros e morcegos, as quais encontram pequenas partes de solo desnudo, em função da baixa resistência da gramínea atual a elevadas temperaturas, o que contribui para o processo germinativo. A necessidade urgente de estabelecimento de uma gramínea de crescimento prostrado que mantenha a superfície do solo coberta associada a tolerância a temperaturas mais elevadas e inibidora de invasoras motivou a realização da presente pesquisa, cujos resultados contribuirão para melhoria na manutenção dos taludes e consequentemente, para a segurança ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário