Categoria de Pesquisa: Pesquisa Aplicada
Palavras-Chave: Sensores à Fibra Óptica, Supervisão, Monitoração
Custo Total:R$ 268.760,00
Tema de Pesquisa: Supervisão, controle e proteção de sistemas elétricos.
Ano de Início: 2004
Áreas de Conhecimento: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações Sistemas de Computação.
Objetivos:
a) Pesquisar, analisar e propor tecnologias de sensores à fibra de baixo custo para monitoração de temperatura. Estes sensores à fibra podem ser baseados em técnicas já existentes ou proposição de novas, visando à implementação de soluções integradas para monitoração de baixo custo e alta confiabilidade.
b) Desenvolver e demonstrar protótipos de sensor óptico que monitore a temperatura em máquinas e outros elementos e que seja de baixo custo e alta confiabilidade podendo ser monitorados via fibra óptica até o sistema de monitoração.
c) Mapear as necessidades da Eletronorte em monitorar a temperatura para definir em conjunto com a mesma os pontos onde existam necessidades de monitoração e estudar as alternativas tecnológicas que possibilitem a integração deste sistema de monitoração com o sistema de supervisão já existente.
Justificativa:
A supervisão de equipamentos de geração e transmissão de energia elétrica possibilitará um controle e detecção de degradações e falhas localizadas, permitindo o controle e a atuação mais rápida no reparo da mesma aumentando com isso a qualidade do serviço.
Sensores à fibra óptica é uma das áreas que tem alcançado recentemente grandes progressos em função da
disponibilidade tecnológica de novos dispositivos e componentes ópticos à fibra. Os sensores à fibra óptica possuem grandes vantagens em relação aos sensores clássicos pelo fato da fibra óptica ser um dielétrico natural, o que a torna ideal para instalações com alta voltagem.
Devido a seu tamanho a fibra óptica permite a construção de sensores bem compactos e de baixo peso, além de possuir a capacidade de enviar/receber sinais ópticos em grandes distâncias permitindo a construção de redes de sensores, sem eventualmente a necessidade da conversão óptica/elétrica em cada ponto de sensoriamento, possibilitando a redução de custos e aumentando a flexibilidade e confiabilidade da solução.
Metodologia
Pesquisar, analisar as tecnologias atuais utilizadas em sensores ópticos temperatura.
Especificar e adquirir dispositivos ópticos necessários para o desenvolvimento de protótipos de sensores à fibra para detectar temperatura e que permitam uma monitoração remota.
Realizar caracterizações dos protótipos, pesquisando os fatores que interfiram nas suas características mecânicas e ópticas.
Definir a arquitetura e os requisitos necessários para o desenvolvimento de um sistema de monitoração que possibilite a integração com um sistema de supervisão.
Montar e testar em laboratório o sistema de monitoração dos sensores ópticos á fibra desenvolvidos.
fonte: Formulários de Pesquisa ANEEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário